Afinal temos é que ser realistas

Postado por Rui Fonte em segunda, setembro 29, 2014 Em: Opinião Pessoal

As pessoas ansiosas tendem em viver tanto no passado como no futuro. É algo parecido com isto quando estamos em baixo, costuma-se ir até ao passado, remoendo o que era e o que poderia ter sido. Quando estamos naqueles dias com um temperamento terrível de medo, vamos para até ao futuro, e lá vêm os pensamentos de sobre o que pode acontecer.

As previsões 

Mesmo ainda hoje ás vezes vejo-me ainda preocupar com o futuro. Mas não no sentido natural, por exemplo se vou andar de avião, lá vem o pensamento "e se o avião cai?", o mesmo se pode aplicar a uma grande mudança no trabalho, a uma perda de rendimento, a uma grave doença, etc, todos elas são potenciais previsões futuras. Isso é tudo errado, o que realmente devemos fazer é encontrar a paz vivendo no momento, como? Simplesmente temos que eliminar a visão de previsão, sim porque não passa apenas disso. 

Leia também - Viver a vida no presente

O realismo

No lado contrário, uma pessoa realista não se preocupa com grandes perturbações da vida, pelo menos aquelas que realisticamente têm pouca probabilidade ou que são inevitáveis em qualquer situação. Por exemplo, um realista reconhece que, sim, todos nós vamos morrer um dia, mas ele não passar a vida se preocupando sobre como isso poderia acontecer. Um realista não tenta prever o futuro e encontra a felicidade e paz interior, vivendo no momento.

Um grande desafio 

Para as pessoas nervosas ou ansiosas, ser um realista é um desafio. Mas realmente quando paramos, abrimos a mente e simplesmente ouvimos a nossa respiração, as chances de cair na real aumenta, ainda que momentaneamente do imenso fardo de tentar se preocupar e fazendo previsões de controlar futuro. Ser realista requer a sua prática e eu tal como você temos um longo caminho a percorrer. No entanto, simplesmente reconhecendo o valor de viver no presente, certamente reflete um pensamento mais realista.

Em: Opinião Pessoal 


Tags: presente  viver   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net