Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Ansiedade ou medo conheça as diferenças

Postado por Rui Fonte em quarta, outubro 16, 2013 Em: Comparações

Apesar de serem da mesma família, estas respostas emocionais são diferentes, o que leva muitas vezes a serem confundidas. Mas têm coisas em comum, por exemplo, ambas produzem um enorme stress no corpo e mente, os sintomas também podem ser semelhantes, mas existem diferenças entre o medo e a ansiedade ou seja, são diferentes.

Sintomas

Se estiver com atenção vê que ambas colocam o corpo em alerta e em perigo, logo, tensão muscular, aumento da frequência cardíaca e falta de ar são alguns dos sintomas fisiológicos associados a uma resposta ao perigo.

A importância

Acredite, sem o medo\ansiedade nos não sobrevivemos. Parece estranho mas é verdade,estas mudanças corporais ocorrem devido a uma resposta que é conhecida como "luta ou fuga". Sem essa resposta, a nossa mente não receberia o sinal de perigo ou alerta, então, o nosso corpo seria incapaz de preparar-se para fugir ou ficar e lutar, quando confrontado com o perigo.

As diferenças e exemplos

Então para responder ao titulo do artigo as diferenças são as seguintes:

Ansiedade

Produz um vago sentimento de apreensão, é uma resposta a uma ameaça imprecisa ou desconhecida. Por exemplo, imagine que você está a passar por uma rua escura,  certamente vai ficar desconfortável e receoso. Estas sensações são causadas pela "possibilidade", mas esta ansiedade não é o resultado de uma ameaça conhecida, específica ou real. Pelo contrário, trata-se de uma visão dos possíveis perigos que podem resultar na situação da sua mente.

Medo

O medo já é uma resposta emocional a uma ameaça conhecida. Usando o mesmo cenário acima, digamos que você está passando pela mesma rua escura e alguém aponta uma arma a você e diz "Isto é um assalto." Provavelmente provocar uma resposta de medo, ou seja o perigo é real, definitivo e imediato.

Também poderá gostar - Agorafobia

Resumindo

Deste artigo podemos entender o seguinte. O (perigo real\medo vs imaginado\ansiedade ) são diferentes, mas real ou imaginado estão interligadas. O medo produz ansiedade, e a ansiedade produz medo. As distinções dos exemplos acima entre os dois vai dar-lhe uma melhor compreensão e pode ser importante para as estratégias de controle.

Em: Comparações 


Tags: medo  ansiedade   
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net