Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

As causas do transtorno bipolar

Postado por Rui Fonte em terça, dezembro 4, 2012 Em: Doenças mentais


As causas do transtorno bipolar não são totalmente conhecidas. Factores genéticos, neuro-químicos e ambientais podem ter um papel no aparecimento e progressão do transtorno bipolar. O pensamento corrente é que esta é uma doença que ocorre predominantemente a nível biológico numa parte específica do cérebro e é devido a um mau funcionamento dos neurotransmissores (mensageiros químicos no cérebro).
Como uma desordem biológica, ela pode permanecer latente e ser activada de forma espontânea ou também pode ser desencadeado por stresse da vida.
Embora, ninguém tenha a certeza sobre as causas exactas do transtorno bipolar, os pesquisadores descobriram estas pistas importantes: 

Factores genéticos no transtorno bipolar 

• O transtorno bipolar tende a ser familiar, o que significa que "está na família." Cerca de metade das pessoas com transtorno bipolar têm um familiar com um transtorno de humor, como a depressão. 

• Uma pessoa que tem um dos pais com transtorno bipolar tem uma chance de 15 por cento a 25 de ter a doença. 

• Uma pessoa que tem um irmão gémeo não-idêntico com a doença tem uma chance de 25 por cento da doença, o mesmo risco que se ambos os pais terem o transtorno bipolar. 

• Uma pessoa que tem um gémeo idêntico (tendo exactamente o mesmo material genético) com transtorno bipolar tem um risco ainda maior de desenvolver a doença sobre um risco oito vezes maior do que um gémeo não idêntico. 

• Estudos em gémeos adoptados (onde uma criança cujo pai biológico tinha a doença é criado em uma família adoptiva pela doença) ajudou os pesquisadores a saber mais sobre as causas genéticas vs causas ambientais e de vida eventos.

Factores neuro-químicos no transtorno bipolar 

O transtorno bipolar é primariamente um distúrbio biológico que ocorre em uma área específica do cérebro e é devido à disfunção de certos neurotransmissores, ou mensageiros químicos no cérebro. Estes produtos químicos podem envolver neurotransmissores como a noradrenalina, serotonina e provavelmente outros. Como um distúrbio biológico, pode permanecer latente e ser activado nele próprio ou pode ser desencadeada por factores externos, como o estresse psicológico e circunstâncias sociais.

Factores ambientais no transtorno bipolar 

• Um evento da vida pode desencadear um episódio de humor em uma pessoa com uma predisposição genética para o transtorno bipolar. 

• Mesmo sem factores genéticos, hábitos de saúde alterados, abuso de álcool ou drogas, ou problemas hormonais podem desencadear um episódio. 

• Entre as pessoas em risco para com a doença, o transtorno bipolar está aparecendo em idades cada vez mais precoces. Este aumento aparente tem ocorrências anteriores e pode ser devido ao sub-diagnóstico da doença no passado. Essa mudança na idade pode ser um resultado de factores sociais e ambientais que ainda não são compreendidos. 

• Embora o abuso de uma substância não seja considerada como uma causa de transtorno bipolar, pode agravar a doença e interferir com a sua recuperação. A utilização de álcool ou tranquilizantes podem induzir uma maior gravidade depressiva.

Substâncias que podem causar um episódio maníaco incluem: 

• Drogas ilícitas, como a cocaína, ecstasy e as anfetaminas. 
• Doses excessivas de certas drogas, incluindo inibidores de apetite. 
• Medicamentos não-psiquiátricos, como remédio para problemas de tireóide e corticosteróides. 
• Excesso de cafeína. 

Se uma pessoa é vulnerável ao transtorno bipolar, estresse, uso frequente de estimulantes, álcool e falta de sono pode levar ao início do transtorno. Certos medicamentos também podem desencadear um episódio depressivo ou maníaco. Se você tem um histórico familiar de transtorno bipolar, avise o seu médico, de modo a evitar o risco de um episódio de mania induzida por medicação. 
 


Veja também -  Tratamento para o transtorno bipolar

Em: Doenças mentais 


Tags: bipolar   
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net