Diagnosticadores como o Dr.House existem na vida real?

Postado por rui vladman fonte em quarta, julho 11, 2012 Em: Opinião Pessoal


Diagnosticar é o núcleo do tratamento correto. O diagnóstico é o primeiro ponto de risco máximo que é enfrentado por qualquer profissional de saúde.
O sucesso dos episódios do Dr: House é o diagnostico rápido e correcto que é feito, mas na vida será que é igual?
 
Quando um médico não consegue perceber o que está errado com o paciente ele irá restringir-se a fazer o que um computador faz, informações do processo e os dados fornecidos pelo paciente e seus exames.
Com isso, ele pode chegar, com o seu conhecimento, a um diagnóstico sintomático mas não a um diagnóstico do paciente.

A personagem Dr: House consegue fazer isso e salvar muitas vidas, sabemos que é ficção o problema é que não se traduz na realidade, infelizmente, a sua personagem foi inspirada no Sherlock Holmes mas virado para a medicina, em lado algum se consegue ser tão eficaz como nos episódios, ainda assim penso que se poderia-se melhorar o diagnostico.

Os actuais Dr:House´s fazem os diagnósticos quase como se tratasse de uma linha de montagem, principalmente em transtornos mentais, não fazem exames ou despistes e em 10 minutos sai um diagnostico

O problema

Não há maneira de saber quantos diagnósticos errados são feitos anualmente mas para se ter uma ideia uma pesquisa da SCID (Structured Clinical Interview) juntou um grupo de 145 pacientes diagnosticados com transtorno bipolar e maníaco depressivo, 63 estavam erradamente diagnosticados tanto numa coisa como noutra.
Se em 145 pacientes, 63 estavam a ser tratados para outra coisa imaginem os outros milhões de pacientes em todo mundo!!!

Portanto para responder à resposta deste post a resposta é, não me parece.  

Em: Opinião Pessoal 


Tags: diagnostico   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net