Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Diferença entre um psiquiatra e psicólogo

Postado por Rui Fonte em sexta, dezembro 6, 2013 Em: Comparações

Embora ambos sejam profissionais de saúde mental, a principal diferença é que os psiquiatras são médicos de medicina, enquanto os psicólogos não o são. Sendo assim, os psiquiatras são médicos licenciados que podem prescrever medicamentos e fazer outro tipo de terapias. Os psicólogos por outro lado não estão autorizados a fazer isso. Conheça as diferenças.

Educação:

Psiquiatra - Os psiquiatras são médicos que completaram faculdade de medicina e fizeram a sua especialização em psiquiatria. Eles são os únicos especialistas em saúde mental licenciados para prescrever medicamentos e fazer exames físicos complementares. 

Psicólogo - Os psicólogos apesar de não serem médicos também têm uma licenciatura, mas não na faculdade de medicina. Têm formação em muita matéria incluindo na anatomia humana, neurociências, sociologia, avaliações de pesquisa e de personalidade psicológicas e muito mais, ou seja, no geral estudam o comportamento e processo mental.

Tipo de trabalho:

Psiquiatra - A formação académica dos psiquiatras qualificados para praticar terapias somáticas, tal terapia electro-convulsiva e tratamentos com medicamentos psicotrópicos.

Psicólogo - Os psicólogos trabalham em cerca de quarenta áreas diferentes, por exemplo, em psicoterapia, psicanálise, psicologia analítica, terapia cognitiva-comportamental, entre outras. Eles podem ser desde pesquisadores até diagnosticar condições mentais, no final o principal objetivo é promover a saúde mental.

Método de tratamento:

Psiquiatra - Trata uma grande variedade de pacientes, desde crianças, adolescentes e adultos com distúrbios de comportamento, em casos graves de doença mental a prescrição de medicamentos é o principal método, embora a terapia ou terapias médicas invasivas sejam também possíveis de realizar.

Psicólogo - Trata sofrimento emocional e mental de pacientes através de intervenção comportamental. Fornecem aconselhamento, realizam exames psicológicos e de avaliação. 
Corrigindo com isso problemas comportamentais e ajudam os pacientes a maximizar suas experiências de vida, corrigindo com isso sua maneira de pensar e perceber.

Também poderá gostar de - Dr. House existe na vida real?

Boas consultas.

Em: Comparações 


Tags: psiquiatra  psicólogo 
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net