Inspire e expire mas com a barriga

Postado por Rui Fonte em sexta, janeiro 20, 2017 Em: Manuais e Dicas

A maioria das pessoas respira com os ombros, ou seja, verticalmente. Eles não foram desenhados para ser um músculo de respiração. O que deveríamos usar é o diafragma", frisa a psicóloga clínica, numa conversa telefónica com o DN a partir de Nova Iorque. Segundo Belisa, respirar mal tem inúmeras consequências para a saúde física e mental: problemas emocionais e cognitivos, como dificuldades de concentração e falhas de memória, dores, baixa energia, hipertensão, problemas de sono e digestivos. Respirar verticalmente é dizer ao corpo "que estamos numa situação de perigo, pelo que o coração bate mais rápido e ficamos mais stressados.

Respiração abdominal

Respiração mindfulness

A receita para respirar bem parece simples

É fazê-lo como o fazem todos os outros animais. O gato, exemplifica,  não respira com os ombros, mas com a barriga, que é como os seres humanos deviam respirar . E nós até já o fizemos muito bem.  Até aos 5/6 anos respirávamos bem, depois é que começámos a respirar mal. Devíamos voltar à forma como respirávamos quando éramos crianças. Ou seja, não para cima e para baixo, mas para a frente e para trás.

Fonte DN

Em: Manuais e Dicas 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net