Quando procurar um psicólogo ou psiquiatra

Postado por Rui Fonte em quinta, maio 29, 2014 Em: Opinião Pessoal

Ao contrário da crença popular, você não tem que ser doido\a, desesperado\a ou à beira de um colapso para procurar ajuda. Todos temos um nível de resiliência diferente, cada resolve as suas angustias à sua maneira. Mas então, como se sabe quando é hora de procurar um terapeuta? Bem, a resposta reside em cada um mas deixo umas ideias.

Sentir-se triste, com raiva ou de outra forma que não é você

Uma tristeza incontrolável, raiva ou desesperança podem ser sinais de um problema de saúde mental que pode melhorar com o tratamento. Se você está comendo ou dormindo mais ou menos do que o habitual, afastando-se da família e dos amigos você pode desenvolver sérios problemas que afetam sua qualidade de vida.

Abusar de drogas, álcool e comida.

Quando você esta fora de si, uma substância ou comportamento pode ajudar você a se sentir melhor. Se você se sentir incapaz de controlar estes comportamentos você pode estar lutando com o comportamento aditivo ou compulsivo que requerem tratamento.

Perda de alguém ou algo importante

O luto pode ser um processo longo e difícil de suportar. Embora nem toda a gente precisa de aconselhamento durante esses tempos, não há vergonha dos que necessitam de um pouco de ajuda para superar a perda de um ente querido, um divórcio, separação significativa ou a perda de um emprego.

Algo traumático

Se você tem uma história de abuso, negligência ou outro trauma que você ainda não tem totalmente sobe controle, quanto mais cedo você falar com alguém, mais rápido você pode aprender maneiras saudáveis de lidar com ele.

Se você não consegue fazer as coisas que você gosta de fazer

Você já parou de fazer as atividades que você normalmente gosta de fazer? As emoções dolorosas e experiências normalmente impede-as de sair, se divertir e conhecer novas pessoas (médio e longo prazo). Esta é uma bandeira vermelha que algo de errado está mal.

Leia também - Diferença entre um psicólogo e psiquiatra
Leia também - Ingredientes da resiliência

No final

Quem decide isso tudo, é você. O que posso dizer é que não há vergonha nenhuma em procurar ajuda. Também não quer dizer que precisa dela para a viva toda, apenas para a\o orientar na direção certa.

Em: Opinião Pessoal 


Tags: psiquiatra  psicólogo   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net