A glossario

Adrenalina – Hormona que estimula o sistema nervoso e desempenha um papel importante nos mecanismos quer da hostilidade, quer do medo e da ansiedade. Excesso de adrenalina pode dificultar a tomada de decisões dificultando a concentração. A adrenalina provoca tensão, nervosismo, aumento do ritmo cardíaco e outras alterações orgânicas.

Afetividade – Sistema inato do cérebro que permite o estabelecimento de transações emocionais e vinculativas com os outros.

Altruísmo - É um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem.

Análise social - Poder detectar e ter intuições dos sentimentos, motivos e preocupações das pessoas.

Âncora da memória – Fenômeno intrapsíquico inconsciente que se refere a uma focalização ou território de leitura da memória num determinado momento e que vai interferir nos pensamentos e nas emoções.

Ansiedade – Um estado estressante que resulta da antecipação de perigo.

Apatia – Um estado mental caracterizado pela falta de interesse nos eventos ou momentos do dia-a-dia, implicando uma falta de inclinação para empreender esforços no sentido de realizar ou alcançar resultados de qualquer espécie. É um estado característico da depressão.

Ataque de pânico – Uma desordem provocada por um estado de ansiedade extrema em que a pessoa sofre subitamente sintomas agudos de mal estar físico e inesperada sensação de morte e que não tem origem orgânica conhecida nem parece ser despoletado por situações externas.

Atitude – Uma disposição mental que afeta a maneira como se reage ou responde a situações.

Auto-estima – Avaliação pessoal que um indivíduo faz de si mesmo, a ideia do seu próprio valor e competência.

C glossario

Carácter – Determina a forma habitual de reagirmos. É o conjunto de pautas de pensar, de sentir e de agir adquiridas, que formam um núcleo de hábitos muito estáveis.

Cognição – Um termo geral que se refere aos processos mentais superiores tais como o pensamento, conceptualização, raciocínio, criatividade, tomada de decisão, planeamento, previsão, etc.

Cognição social - Consiste no conhecimento do modo que funciona o mundo social.

Complexo do Auto-fluxo – Fenómeno não consciente multifocal que alimenta o fluxo espontâneo e contínuo de transformações da energia psíquica gerando pensamentos, ideias, motivações, emoções, etc.

Conativo – Termo relacionado com intencionalidade. Significa agir com vontade e intenção. É um dos três domínios da mente humana sendo os outros dois a afetivo e o cognitivo.

Consciência - É uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.

Cortisol -  É um hormônio corticosteróide da família dos esteróides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal, diretamente envolvido na resposta ao estresse.

Criatividade – A capacidade de produzir ideias novas, soluções diferentes, produtos e serviços novos earte.

D glossario

Depressão – Um estado reduzido de funcionamento psicológico é associado a sentimentos de infelicidade.

Disposição Mental – Um estado de preparação para desempenhar certos tipos de operações mentais e não outras.

E glossario

Egoísmo – Tendência para dar uma prioridade excessivamente alta as suas próprias necessidades e desejos.

Egotismo – Supervalorização de si mesmo, subvalorizando os outros.

Emoções – As emoções são processos mentais não conscientes e, na sua essência, visam criar estados de prontidão para a ação.

Empatia – Sentimento de compreensão e unidade emocional com alguém, de modo que uma emoção sentida por uma pessoa é vivenciada em alguma medida por outra que empatiza com ela.

Empatia primordial - É sentir o que sentem os demais, interpretando adequadamente os sinais emocionais não-verbais, tais como expressões faciais, gestos e tom de voz.

Entropia Psíquica – Perda de harmonia psíquica devido a uma constelação possível de factores como stress, medo, raiva, ciúme, ansiedade e outros sentimentos negativos que fazem com que a energia psíquica se torne pesada e ineficaz.

Equilíbrio Emocional – Auto-controlo das emoções que permite regular conscientemente aquilo que sentimos e as reações.

Estado Consciente – Refere-se ao universo dos pensamentos de todas as atividades mentais e sobre o mundo extra-psíquico que nos rodeia.

Estado de Espírito – Alguns autores definem o “estado de espírito” como uma disposição de ânimo decorrente do humor, um sentimento de fundo.

Eu - Designa em psicologia a instância interna conhecedora, portadora de consciência, em oposição ao si mesmo, o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio. 

Exatidão empática - É o ato de compreender os pensamentos, sentimentos e intenções dos demais.

F glossario

Fenómenos de Psico-adaptação – Fenômeno não consciente que gera uma adaptação emocional ao longo da exposição continuada a um mesmo tipo de estímulos (agradáveis ou desagradáveis). 

Fluxo Vital da Energia Psíquica – Princípio dos princípios que transforma a energia psíquica, promove o processo de formação da personalidade e estimula a evolução psicossocial humana.

Felicidade – Objectivo existencial que consiste numa combinação de três elementos distintos: o prazer, a ausência de desprazer e a satisfação.

Filosofia da Mente – Área da filosofia que se questiona sobre temas como o que é a mente, o pensamento, qual a natureza do mental.

G glossario

Genética - É a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos.

H glossario

Hábitos – Conjunto de rotinas e sub-rotinas automáticas nas quais o indivíduo se ocupa e que requerem pouco esforço mental consciente. 

Humor – Sentimento ou estado emocional predominante numa pessoa.

I glossario

Inconsciente – Campo de energia psíquica onde se produzem 98% das atividades mentais, incluindo os próprios processos de construção da mente.

Influência - É a aptidão dos que mais facilmente conseguem que os demais o obedeçam.

Insight – Capacidade de estar ciente dos significados subtis dos pensamentos, ideias e sentimentos, particularmente em relação ao próprio.

Integração – Este termo refere-se às funções coadjutoras de ligação que coordenam vários níveis de processos da mente e entre as pessoas.

Intensidade das Emoções – É a força da expressão emocional, a qual pode variar de acordo com as situações da vida ou com o estado do humor.

Intuição – Também chamada de “pensamento intuitivo” é definida como a apreensão de uma realidade de forma direta e imediata; é um tipo de conhecimento primário, independente da percepção sensorial e de natureza oposta ao pensamento racional.

J glossario

Juízo Crítico – Processo de formação de uma opinião ou conclusão baseada em informação acerca de uma situação e, idealmente, chegar a uma conclusão que pondera e reconhece adequadamente os elementos importantes do tema.

L glossario

Mecanismo de Defesa – Uma estratégia psicológica que protege o ego ou o auto-conceito de uma ameaça real ou imaginária.

Memória – Capacidade de reinvocar ou repetir uma imagem mental específica ou um ato físico.

Memória de Curto Prazo – É a capacidade de reter a informação por um período curto de tempo, desde alguns minutos até meia a uma hora.

Memória Episódica – Também chamada de autobiográfica ou existencial é a memória de acontecimentos passados.

Memória Implícita – Inclui a memória comportamental, emocional, perceptiva e somatossensorial e age de forma não consciente.

Memória de Longo Prazo – É a capacidade de evocação de informações e acontecimentos ocorridos no passado.

Memória Processual – Memória de longo prazo relacionada com sequências de ações ou com movimentos específicos, ou seja, aquisição de capacidades perceptivo-motoras que permitem a aprendizagem de execução de certas ações(andar de bicicleta, por exemplo).

Memória Prospectiva – Tipo de memória a longo prazo que permite a uma pessoa recordar-se de algo a realizar num tempo futuro sendo importante no planeamento e organização de atividades, bem como na manutenção da orientação.

Memória Semântica – Memória relacionada com a identificação de objectos, pessoas, lugares e circunstâncias.

Mente – A mente humana é um sofisticado e complexo campo de energia psíquica que coexiste e co-interfere com o campo de energia físicoquímica do cérebro.

Mobilidade afetiva - Facilidade e rapidez com que alguém muda de expressão de um determinado tipo de emoção para outro.

Motivação – Estado psicológico subjacente inferido que energiza o comportamento.

P glossario

Narcisismo – Amor de si próprio que pode ser patológico quando levado ao extremo; um grau saudável de afeição para consigo mesmo é, todavia,essencial para manter a auto-estima.

Neurônio - É a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso.

P glossario

Paixão – Estado afectivo intenso que domina a actividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do sujeito numa só direção, excluindo os outros interesses.   

Pensar – Atividade central e narrativa da mente que se pode dividir em conceitos, juízos e raciocínios. Podemos distinguir os seguintes aspectos: o curso do pensamento, a forma ou estrutura do pensamento e o conteúdo. 

Pensamento Anti-dialéctico – Tipo de pensamento consciente feito de imagens mentais e que expressam a consciência de angústias, fobias, prazer, inspiração, criatividade, etc.

Pensamento Dialéctico – Tipo de pensamento consciente que tem uma construção psicolinguística pois mimetiza os símbolos da linguagem sonora e/ou visual.

Pensamento Essencial – Tipo de pensamento não consciente (pertencendo às matrizes de códigos essenciais profundos) produzido pela memória. Este tipo de pensamento gera os pensamentos dialécticos e anti-dialécticos.

Personalidade – Características intangíveis e únicas que determinam o carácter e a atitude, ou seja, os padrões de comportamentos típicos, sentimentos e identidade de cada indivíduo.

Personalidade Autotélica – Tipo de personalidade que permite à pessoa transformar facilmente potenciais ameaças em desafios agradáveis, conservando, deste modo, a sua harmonia interior.

Perturbações Mentais – Podem dividir-se as perturbações de natureza mental em vários grupos conforme as funções mais afetadas.

Pressão arterial - Refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias.

Psicologia Positiva – Corrente moderna da psicologia que visa o estudo científico das forças e virtudes humanas, dos factores do bem-estar e felicidade.

Psicossomática - É uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.

R glossario

Registo Automático da Memória – Também chamado de “fenómeno RAM” é um processo de registo natural e automático dos estímulos e informações que chegam ao cérebro através dos sentidos e também pela própria atividade mental (ideias, etc.). 

Representações Mentais – Construções simbólicas e precisas ou códigos correspondendo a objetos, explicadas pelo seu comportamento.

Representações Psicossemânticas – São representações das expressões psíquicas no cérebro e arranjos físico-químicos na memória.

Resiliência – Capacidade de enfrentar os desafios, os insucessos, os fracassos, as desilusões e outras adversidades. Uma atitude positiva e atuante, aprendendo com os erros e procurando novas oportunidades, ajuda à resiliência.

Retardo mental - É um termo usado para descrever um nível baixo de funcionamento intelectual e pobre adaptação.

S glossario

Sabedoria – Saber prático acumulado através da experiência. Inclui o hábito da reflexão e a crítica. Pode ser entendida como o talento para fazer as perguntas adequadas e procurar as boas respostas.

Sentimentos – São estados e configurações afetivas estáveis. Comparativamente com as emoções são mais duradouros, menos intensos fisicamente e menos reativos  estímulos passageiros.

Síndrome de Down - Está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Sincronia - É relacionar-se facilmente a um nível não-verbal. Para entrar em sincronia, é necessário ser capaz de ler instantaneamente os sinais não-verbais da sincronia e atuar em consequência, sem sequer pensar nisso. 

Sintonia - É o ato de escutar de maneira totalmente receptiva e conectar-se aos demais.

Sintoma - É qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um indício de doença. 

Stress – Efeitos sentidos por uma pessoa quando fica submetida à estimulação nociva ou à ameaça de estímulos. Os “eventos da vida” são das principais causas de stress, hoje em dia.

V glossario

vMEME - É um meta-meme, isto é, um princípio organizador da existência humana que actua nas nossas mentes através de crenças, estilos de vida, tendências de linguagem, normas culturais, formas de arte, expressões religiosas, modelos económicos, etc.


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2016

vladman.net